INVEST

O futuro dos meios de pagamento em Portugal: Inovações para 2025

14.01.2025
O futuro dos meios de pagamento em Portugal: Inovações para 2025

Em 2025 as tendências para os pagamentos apontam para soluções mais ágeis, seguras, integradas e que promovam uma experiência de compra simplificada e eficiente, tanto para os utilizadores como para os comerciantes. Em Portugal esta evolução, naturalmente, tem acompanhado as transformações tecnológicas eminentes.

Deixamos-lhe algumas das tendências e inovações do futuro dos pagamentos:

1. Pagamentos digitais 

As carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay e MB Way, vão continuar a ganhar popularidade, tornando-se cada vez mais comuns no dia a dia dos portugueses. A conveniência de agregar múltiplos métodos de pagamento num único dispositivo e a segurança oferecida por tecnologias são fatores que impulsionam este crescimento. Em 2025, é esperado que estas soluções sejam ainda mais integradas com outros serviços, como transportes públicos, subscrições e programas de fidelização.

2. Pagamentos através da rede SEPA

O recurso a pagamentos através da Rede SEPA (Single Euro Payments Area) está a expandir-se em Portugal. Estes permitem transferências de dinheiro em tempo real, 24 horas por dia, proporcionando uma maior eficiência nas transações entre consumidores, empresas e administrações públicas. Para 2025, é expectável que mais bancos e plataformas integrem esta funcionalidade.

3. Pagamentos por Contactless

A tecnologia contactless, que já é amplamente utilizada em Portugal, vai continuar a crescer. A introdução de novos limites para pagamentos sem necessidade de PIN e a expansão desta tecnologia para dispositivos como smartwatches estão a redefinir a forma como pagamos. Além disso, espera-se que os pagamentos com esta tecnologia se expandam para novas áreas.

4. Pagamentos baseados em blockchain

As criptomoedas e as tecnologias de blockchain estão a ganhar espaço no mercado de pagamentos. Em 2025, é possível que vejamos uma maior aceitação destas moedas digitais em Portugal, sobretudo em setores inovadores ou junto de nichos de consumidores que valorizam a segurança oferecidas por estas tecnologias. 

5. Pagamentos invisíveis 

Os pagamentos invisíveis consistem no registo de um cartão, por exemplo, numa aplicação onde se pretende efetuar uma compra e, a partir daí, todos os pedidos podem ser realizados de forma automática, sem necessidade de introduzir novamente os dados. Estes pagamentos têm sido utilizados para eliminar barreiras nas compras, especialmente online. Exemplos disso são a Uber ou a Amazon Go, onde os pagamentos são processados automaticamente com base em tecnologias como IoT e reconhecimento facial.

6. Pagamentos com Inteligência Artificial 

A adoção de inteligência artificial vai permitir a personalização na forma como realizamos pagamentos. Sistemas capazes de prever preferências do consumidor, oferecer soluções de crédito instantâneo ou gerir automaticamente assinaturas recorrentes são exemplos de como a IA estará presente nos meios de pagamento em 2025. Além disso, terá um papel importante na segurança, nomeadamente na prevenção de fraudes, ao analisar padrões de comportamento em tempo real e oferecer soluções mais seguras e eficientes.

7. Pagamentos suportados na sustentabilidade

A utilização de soluções digitais reduz a necessidade de papel e plástico, enquanto iniciativas como cartões biodegradáveis ou sistemas de recompensa que promovam práticas ecológicas poderão ganhar destaque.

Em 2025, Portugal posiciona-se como um mercado cada vez mais preparado para adotar as soluções de pagamento do futuro. A Maxfinance pode ajudá-lo a acompanhar as tendências para tirar partido das novas oportunidades e melhorar a eficiência nas suas transações.

share